Propaganda

Postagens Recentes

sábado, 7 de maio de 2011

Telhado em madeira - estrutura

Sobre a estrutura de um telhado em madeira segue o esquema
 É fundamental que a estrutura do telhado esteja em perfeito esquadro e que não haja empeno no madeiramento para não prejudicar o efeito estético e a segurança do mesmo. Usar vigamento com no mínimo 5”x 2” na cumeeira, terças, frechais. Os caibros devem ter medidas de 3" x 2” e distanciamento de 50 cm eixo a eixo. A fixação das ripas é iniciada de cima para baixo, ou seja, da cumeeira para o beiral. As ripas devem ter medida padrão de 1,5 cm x 5 cm, com distanciamento entre si de 39 cm para as telhas Plan e Colonial, e de 31,5 cm para as telhas Portuguesa e Romana. 


Para se calcular a altura do telhado, é necessário que nos lembremos da geometria básica. Veja!

Da trigonometria temos que
onde: h é a altura do telhado
           vu  é o vão útil para o cálculo
Entretanto, trabalhar com trigonometria é um tanto incômodo. Para resolvermos esse problema, usa-se um argumento mais eficiente, e que todos poderão compreender: porcentagem! Cada tipo de telha (veja as postagem Tipos de telhas cerâmicas e Outros tipos de telha) possui as suas inclinações mínimas e máximas, dadas em porcentagem (%).  O que isso significa? Vejamos o caso de uma telha do tipo Plan, cuja inclinação mínima é igual a 27%. Esse valor informa que para cada 100cm, na horizontal, eleva-se 27cm na vertical. Esse conceito nada mais é do que a tangente! Entendido?!

E o vão útil? Ele corresponde à base do triângulo retângulo! Portanto, se a largura da edificação for igual a 8m, e o telhado for de duas águas, então o vão útil será igual à metade da largura da edificação (4m). É desse valor que será calculada a inclinação.
Para finalizar, vamos ao exemplo: Cobertura em duas águas, utilizando telhas do tipo tégula (imín = 30%), sendo que a largura da edificação é igual a 6,80m. Para esse caso, veja a resolução:



Nenhum comentário:

Postar um comentário