Propaganda

Postagens Recentes

domingo, 24 de abril de 2011

OS ELEMENTOS GRÁFICOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO

OS ELEMENTOS GRÁFICOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO
Houve um pouco de atraso para esta postagem... mas tudo bem!
Dentre os elementos gráficos do desenho arquitetônico, estão a:
Planta Baixa: corte desenvolvido em plano paralelo ao piso, normalmente a 1,50m do mesmo), e tem por objetivo apresentar  as dimensões dos objetos (comprimento e largura), a exemplo: paredes, aberturas (portas e janelas), pilares, escadas etc. Na planta baixa, são apresentadas a descrição do ambiente, as cotas de dimensionamento e de piso (em planta, óbvio), área do ambiente, hachuras de piso em áreas “molhadas” (cozinhas, áreas de serviço, banheiros, etc.), limites da cobertura, e a posição dos cortes transversal e longitudinal, bem como a indicação da visualização das fachadas, etc. Elementos como vasos sanitários, lavatórios, pias e bancadas, geladeiras, fogões são importantes, pois determinam a locação correta para as instalações elétricas e hidrossanitárias.
Corte Transversal e Longitudinal (nas elevações): São cortes desenvolvidos em planos, respectivamente, paralelos às paredes no sentido transversal (largura) e no sentido longitudinal (comprimento). Tem o objetivo de apresentar as alturas dos elementos verticais, já que não foi possível fazê-lo somente com a planta baixa. Através dos cortes, serão identificadas as alturas das portas, das janelas (altura e peitoril), desníveis existentes, forro, a identificação dos ambientes, e a posição dos outros corte a serem apresentados.

Fachadas: As fachadas correspondem às vistas frontal, lateral (direita e esquerda), posterior. Nelas são representados os elementos com os seus respectivos acabamentos e materiais constituintes. Ou seja, se as portas são em madeira com fechamento em vidro, estas devem ser identificadas nominalmente ou através de código de identificação, e posterior quadro de especificações.
Planta de cobertura: Este elemento expõe a cobertura e a sua estrutura, seja em madeira ou metálica. Apresenta a indicação de inclinação (em %) e o sentido das águas (plano coletor que direciona o fluxo pluviométrico).
 
Localização (Situação): Nele deve constar o lote onde está inserido a edificação e o seu entorno (e demais lotes), nome dos logradouros públicos, a orientação Norte e a indicação dos ventos dominantes
Locação: Este trata da edificação e sua relação com o lote. É nele que são apresentados os afastamentos exigidos no Código de Obras e Instalações (Macapá/AP, Lei Complementar nº 031/2004-PMM).

Nenhum comentário:

Postar um comentário